quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como melhorar o relacionamento conjugal?

O relacionameto conjugal deve ser aperfeiçoado dia após dia, nunca os casais devem viver na mesmice,  Não faça a mesma coisa todos o dias.

Vamos entender isso abaixo:
  
           Amar é preocupar-se com o aperfeiçoamento. Relacionamento conjugal sadio  não podem haver  discussões. A questão é que muitos casais não conseguem manter um equilíbrio entre si. Em geral, a falta de  comunicação tem prejudicado este relacionamento sadio, Com isso, casamentos estão sendo destruidos, é preciso diálogo  franco e transparente. Produza tempo conversando sobre a dinâmica familiar, os relacionamentos familiares, sobre as regras e o quotidiano da família. Estar disposto a conversar sobre a relação conjugal e a mudar é sinal de relacionamento saudável e de amor. Amar é dialogar.

Discutir com sabedoria. Não busque culpados, foque o assunto em soluções dos problemas. Nunca discuta no ato do problema como uma reação emocional. Dê um tempo entre o fato e a discussão do fato. Não discuta na frente dos filhos. Não faça competições sobre quem manda e quem ganha a discussão. Elabore listas de queixa entre os dois e procedam às mudanças. Nunca fale: ‘você me irrita’, mas diga ‘me sinto irritado com isso’, nunca fale ‘você não me ouve’, mas diga ‘não me sinto compreendido’. Amar é ser humilde assim como Cristo ensinou.
Atentar sobre a dinâmica conjugal. Os casais devem observar padrões herdados de comportamentos inadequados da família anterior, observar o ciclo familiar e adaptar-se a mudanças, considerar as regras do contrato conjugal e proceder a ajustes delas. Amar é estar disponível.

Estabeleça entre vocês regras de discussão e de conversa para evitar ressentimentos. Portanto, em discussões, primeiro orem. Depois fale cada um do sentimento que sentiu e como se sentiu, depois fale objetivamente da situação problemática e da atitude equivocada e nunca ofenda a pessoa do cônjuge. Ouça atentamente e não interrompa o desabafo, faça questionamentos ao outro sobre os sentimentos dele, indague sobre possíveis soluções, comprometa-se com a mudança, proponha atitudes e mude com a ajuda do Espírito Santo. Amar é seguir regras para não ferir o outro.
Buscar a sinceridade e a disposição para a interação familiar saudável desde o início do relacionamento conjugal. Muitos ressentimentos corroem os relacionamentos se não forem conversados objetivamente. Estar disposto a falar e a ouvir é imprescindível. Amar é abrir-se com respeito.
Não é o bastante somente participar de encontros de casais o seminários, o mais importante é colocar em prática tudo o que se aprendeu, achar bonito e engraçado é legal  mas não levará casamento ao sucesso, lembre-se que a presença do Senhor Jesus no casamento produz milagres extraodinários João 2:2

Um forte abraço a todos.

Pastor Marcos Prudente






Nenhum comentário:

Postar um comentário