quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CINCO MANEIRAS ATRAVÉS DAS QUAIS PODEMOS CONSTRUIR FAMÍLIAS POSITIVAS HOJE


CINCO MANEIRAS ATRAVÉS DAS QUAIS PODEMOS CONSTRUIR FAMÍLIAS POSITIVAS HOJE

 

Salmos 78. 3,4

 

 

INTRODUÇÃO




            “São coisas que ouvimos e sabemos, e que nossos pais nos têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às vindouras gerações os louvores do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez”. Salmo 78. 3,4.

            O grifo deste Salmo é para nos convidar à reflexão do que deveria ser o nosso sonho de família. Ao contrário, vivemos mergulhados em ansiedades, fracassos, uma vida negativa, como filhos de Deus, esse Deus que é extremamente maravilhoso e abençoador.

 

 

As nossas famílias estão sendo destruídas pelos males contemporâneos. Como isso ocorre?

 

 

>Pela presença da indiferença, ou seja, um fastio das coisas boas da vida;

>Pelo individualismo egoísta, que gera ciúme e dominação;

>Pela falta de fé em Deus como experiência doméstica, diária;

>Pela falta de exemplo e de bom testemunho de pais cristãos;

>Pela falta de referência ética doméstica: a sociedade sofre disso;

>Pela falta de alegria genuína em casa, muitos filhos são tristes, embora vão à igreja e têm pais  crentes.

 

Precisamos desenvolver atitudes positivas que permitam que o projeto de Deus para a família aconteça de modo natural. Não temos que re-inventar a família. Precisamos:

 

  1. Apresentar a pessoa de Deus aos familiares de modo saudável, dinâmico, contextualizado, e guardando as mesmas verdades positivas da Bíblia. O legalismo e o fanatismo tiram esse doce prazer. Abraão vivia o Deus de Amor.
  2. Fazer da oração o eterno legado de amor, confiança em Deus e comunhão entre os membros da família. Orar pelo simples prazer de orar. Ter uma cultura de oração doméstica. Resgate o Pai Nosso com as suas lições.
  3. Resgatar os princípios bíblicos da disciplina, com urgência, na formação dos filhos. Os pais crentes estão perdendo os seus filhos por causa da indisciplina. Se você não ensinou Provérbios 22.6 até os cinco anos, como será aos doze?
  4. Desenvolver o projeto ético familiar desde a infância, de modo simples, e na adolescência/ juventude, trabalhar os valores de Provérbios. A ética bíblica tem sido um valor esquecido nos lares cristãos. Uma dracma perdida (Lucas 15).

 

  1. Fortalecer os laços do casamento e trazer os filhos para esse viver amoroso para que eles  se sintam parte de um todo abençoado por Deus (Salmos 127.1). Convívio harmonioso edifica.

 

CONCLUSÃO

 

            Deus provou o seu amor por nós e não merecíamos. A nossa família também é assim. Nosso cônjuge e nossos filhos, eles não são perfeitos. Abraão é o nosso pai na fé por sua fé, por seu aprendizado da Graça de Deus. Porque ele sabia ceder, ele era um homem espiritual. Viva positivamente o maravilhoso texto bíblico na sua família. Deus cuida do resto. Acredite! “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6. 33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário