sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como lidar com um cônjuge que não quer ter filhos

Você sente que a hora de ter um filho é agora, mas seu companheiro pensa diferente. Não se desespere e com muito carinho e respeito mostre que é possível.
O relacionamento a dois é uma das coisas mais complexas existentes no mundo. Mas mesmo com esse conhecimento as pessoas continuam se relacionando, trocando afeto e responsabilidades.



O início de um relacionamento amoroso é sempre lindo, cheio de atenção, carinho, sonhos e planos. E questões polêmicas como a de ter filhos ou não, ou quantos filhos ter deveriam ser resolvidas no início para que ambas as partes estejam de comum acordo quando chegar o momento de realizar esse desejo.

Só que as pessoas mudam, as situações divergem, o financeiro não é o mesmo do início, pois surgem mais compromissos e a ideia sobre o futuro se altera. E o sonho de ter filhos pode ser deixado para segundo plano.

Mas o que fazer quando você acredita que é possível trazer filhos para seu lar e seu cônjuge discorda? Aqui estão algumas ideias de como amenizar possíveis faíscas:

* Respeite as ideias do seu cônjuge. Respeitar não significa sempre ceder. Ele precisa saber que seu pensamento a respeito é divergente, mas não é necessário ficarem sem se falar até que o outro mude a ideia a respeito. O relacionamento é delicado e precisa ser fortalecido dia após dia. Brigas e discussões acabam por quebrar vagarosamente algo que foi
construído com tanto carinho.

* Expresse seus pensamentos a respeito. Procure fazer isso em momentos propícios onde vocês estarão mais relaxados como em finais de semana, férias, jantares românticos, pois a pressão do dia a dia atrapalha e muito na paciência e atenção que vocês dois darão para um assunto tão delicado.

* Não altere a voz e evite mostrar emoção demasiada como chorar, bufar ou desviar o olhar. Esteja preparado para respostas negativas, argumentos, histórias malsucedidas, entre outras opções. Ouça com atenção e procure entender o ponto de vista alheio, seus medos e suas razões.

* Mostre-lhe os benefícios da geração deste bebê para o momento. Como idade dos pais, situação financeira, estabilidade, ajuda de outras pessoas como os avós por exemplo, época do ano, finalização de estudos e outras situações que podem indicar que é o momento certo.

* Demonstre sua esperança no futuro próximo, seja otimista e mostre histórias de sucesso de outras famílias. Sorria sempre e seja feliz, mesmo que seu cônjuge demore a aceitar. Continue amando-o sempre e sendo feliz ao seu lado.

* Não comente com terceiros que você deseja aumentar a família e seu cônjuge pensa diferente, mesmo com pessoas que você confia como seus parentes e melhores amigos. Pode ser que eles tenham a brilhante ideia de falar com ele a respeito e isso pode dar a impressão de falta de confiança, afinal além de ser um assunto delicado é uma decisão que compete ao casal apenas. Seja paciente e converse a esse respeito apenas com seu par.

* Se ofereça para cuidar de um bebê de um casal amigo ou parente e mostre como é divertido ter uma criança em casa. Aproveite e exponha seus dons para cuidar do pequeno, seu carinho com crianças e envolva seu cônjuge em brincadeiras divertidas, alimentação, trocas para que ele veja que não é nenhum bicho de sete cabeças. Tudo de forma natural e sem obrigações impostas.

* Confie sempre que um dia sua vontade de ter um bebê será realizada. Ame e mostre a seu cônjuge o quanto ele é importante para você. Diga-lhe que este filho desejado será o fruto de seu amor e não alguém que irá destruir seu relacionamento ou a atenção que você lhe proporciona. E nunca se esqueça, filhos crescem e vão embora de casa, seu companheiro continua com você mesmo depois da debandada deles.

Amor gera amor e as conquistas resultam do empenho. Não desista e com muito carinho realize seu sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário